Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Publicado no Diário Oficial da União a Lei que proíbe a construção de barragens como a de Mariana e Brumadinho

Mineradoras tem até o dia 25 de fevereiro de 2022 para se adaptarem.

há 4 anos


Exatamente no dia 1º de outubro de 2020, o Diário Oficial da União publicou a Lei 14.066/20, essa lei estabelece padrões que devem ser seguidos pelas mineradoras para a segurança de suas barragens.

Ela altera os dispositivos da lei 12.334/10 (Política Nacional de segurança da Barragens - PNSB), da lei 7.797/89 que cria o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), da lei 9.433/97 institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e do Decreto-Lei 227/67 que é o Código de Manutenção.

A lei 14.066/20 refere-se a forma de construção das barragens. Fica proibido a construção de Montantes (é o método que se realiza na parte interna do reservatório sendo depositados sob os rejeitos anteriores), esse método era o utilizado na época do rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho.

SANÇÕES E MULTAS

Será considerado infração administrativa o empreendedor que descumprir as obrigações que estão estabelecidas em lei, regulamentos e instruções dela decorrentes, emitidas pelas autoridades competentes.

As sanções restritivas de direitos são: suspensão ou cancelamento de licença, registro, concessão, permissão ou de autorização; perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais; e perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de credito.

A lei traz em seu texto multa minima de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e a máxima de R$ 1.000.000.000,00 (um bilhão de reais) em casos de acidentes, tornando obrigatório a confecção de um Plano de Ação Emergencial por parte da empresa responsável.

Aquele que comete infrações administrativas, estão sujeitos a 1 ou mais de uma, das seguintes penalidades: advertência, multa simples, multa diária, embargo de obra ou atividade, demolição de obra, suspensão total ou parcial de obra, apreensão de minérios, bens e equipamentos, caducidade do titulo e sanção restritiva de direitos.

Para a correta aplicação das sanções as autoridades competentes deverão observar a gravidade dos fatos, os antecedentes do infrator e, também a situação econômica para os casos de aplicação de multa.

Fontes: Migalhas e DOU








  • Publicações3
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações151
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/publicado-no-diario-oficial-da-uniao-a-lei-que-proibe-a-construcao-de-barragens-como-a-de-mariana-e-brumadinho/937070806

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns! Muito esclarecedora essa notícia! continuar lendo